MERCADO DA BOLA: Futebol Carioca

Botafogo
Após a subida para a série A do brasileirão, a diretoria alvinegra fez uma limpa no elenco e investiu no mercado sul-americano. Algumas figuras frequentes na disputa da série B, não tiveram seus contratos renovados, casos de Daniel Carvalho, Lulinha, Diego Giaretta, Tomas entre outros. Alguns destaques foram para outras equipes. O caso mais conturbado foi a saída do volante Willian Arão, peça importante para o time no último ano. Depois de ficar no impasse de renovar ou não renovar, Arão conseguiu na justiça garantir sua transferência para o rival Flamengo. Outras perdas importantes foram a do atacante Navarro que defenderá o Puebla-Mex e do zagueiro Roger Carvalho contratado pelo Palmeiras. Mas nem só de perdas viveu o fogão. O zagueiro Emerson do galo e o volante Bruno Silva da chapecoense chegam para suprir as ausências de Roger Carvalho e Arão respectivamente. Os estrangeiros Carli (zagueiro do Quilmes) e Gervásio Núñes (meio-campo do Sarmiento) prometem doar muito sangue latino ao fogão. Junto a eles, a principal contratação do glorioso: o boliviano Dámian Lízio vindo do Bolívar que vem para comandar a meiuca do alvinegro.
Flamengo
A diretoria do Mengão foi as compras nessa janela de transferência. Aplicando a política de pagamentos de dívidas e acúmulo de capital a diretoria comandada por Bandeira de Melo (que foi reeleito em dezembro), conseguiu juntar dinheiro para investir em reforços de peso. O principal deles é o argentino meio campista Mancuello. Contratado junto ao Independiente-ARG pelo valor de aproximadamente R$ 12 milhões, o jogador tem se destacado na pré-temporada e já enche os olhos da nação rubro negra. Outras contratações de destaque foram a do goleiro Alex Muralha do Figueirense,e dos volantes Willian Arão do Botafogo e Cuellar do Junior Barranquilla. A volta do zagueiro Juan, que estava no Internacional, depois de anos após ser revelado pelo Fla, junto com a do lateral Rodinei, que foi destaque da Ponte na última temporada, prometem uma defesa mais segura do que a de 2015. Além de tudo, a aquisição de Muricy Ramalho como novo comandante promete um Flamengo diferente para 2016. A diretoria rubro-negra, com o objetivo de equilibrar as finanças, vendeu o jovem zagueiro Samir para o Unidese-ITA. Alguns destaques do título da Copa do Brasil de 2013 também estão de saída do clube. O volante Luiz Antônio irá para o Sport e o atacante Paulinho foi emprestado ao Santos.
Fluminense
Após um 2015 para se esquecer, o Fluminense vê o nome de Diego Souza como principal esperança de um futuro melhor. O meia que estava no Sport chega junto a revelação Richarlison do América-MG prometendo uma boa parceria com Fred. Também do América veio também o atacante Felipe Amorim, o que garante um entrosamento que já vem dos campos mineiros. Para o setor defensivo, o Flu trouxe o zagueiro Renato Chaves, que fez um bom campeonato pela Ponte. Mas o principal reforço para a zaga tricolor é Henrique, contratado junto â Napol-ITA. Disputado por vários clubes, inclusive o rival Flamengo, o Fluzão se deu melhor e levou o zagueirão convocado para a copa de 2014. Enquanto uns entram, outros saem. O volante Jean, campeão brasileiro pelo Flu em 2012, deixa o time após quatro anos de casa, com destino ao Palmeiras. Outro que deixa o clube é o jovem Biro Biro. O atacante que se destacou pela Ponte, onde estava emprestado, irá para Shanghai Shenxin, mais um para o futebol chinês.
Vasco
Após o terceiro rebaixamento em sete anos, o momento vascaíno é de reconstrução. Com os cofres do clube passando por dificuldades, a aposta do ano é a categoria de base. Sete jogadores dos juniores foram integrados ao elenco e mais podem ser incorporados durante o ano. As contratações foram duas, sendo a principal aquisição cruzmaltina Yago Pikachu, lateral que vem do Paysandu, após grande destaque principalmente na parte ofensiva pela equipe paraense, chega para brigar por vaga na equipe titular. Além de Pikachu, o volante Marcelo Mattos deixa o Vitória e vem para suprir a ausência de Serginho, que foi para o Sport. Das saídas, talvez só a de Serginho e a do atacante e talismã da equipe Rafael Silva para o Cruzeiro sejam sentidas. A diretoria fez uma limpa no elenco. Nomes de peso como Herrera, Dagoberto, Leandrão entre outros foram liberados e não deixarão saudades ao torcedor.
Comentários